Juventude

Leitura: Eclesiastes 12.1-8

“Lembra-te do Teu criador nos dias de tua mocidade” (Ec 12.1).

Uma canção bastante popular entre os jovens, dizia sobre o desejo de ser eternamente jovem. Desejo típico de todas as gerações. Quem nunca ouviu falar da Fonte da Juventude? Os produtores cinematográficos já exploraram este tema, assim como os escritores.

A realidade, porém, é que quando se é jovem o tempo não é a maior preocupação, mas a realização. Parece que a juventude jamais vai acabar. À medida que o tempo passa, os adultos, geralmente, costumam aumentar os parâmetros da juventude, para nela se encaixar, o máximo possível.

Deste ponto de vista, a juventude pode começar aos 17 ou 18 anos e se estender até onde a pessoa se vê como jovem. Todavia, o tempo é impiedoso. Como dizia o compositor “O tempo não para no porto, não apita na curva, nem espera ninguém”. Chega para todos nós e, com ele, as marcas que deixa em cada um.

O autor do livro de Eclesiastes, o rei Salomão, contempla esta realidade. No início de seu reinado, Salomão já se destacava como alguém sábio, quando teve oportunidade de fazer um pedido a Deus. Ao invés de pedir eterna juventude, pediu sabedoria. Mesmo assim, com todo o sucesso que teve, Salomão não escapou de seus pecados, deixando a aliança que havia feito com Deus.

Isto lhe custou muito caro. Salomão descobriu que, somente um coração humilde e quebrantado diante de Deus, mantém uma pessoa estabilizada. Salomão viu que tudo na vida não passa de uma grande ilusão, “vaidade” /vazio, um constante correr atrás do vento. O conselho de Salomão é que, enquanto há forças, vale a pena gastá-las a serviço do Senhor.

Deus entende os jovens. Seu Filho já foi jovem também.

13 comentários Adicione o seu
  1. Verdade as pessoas se preocupam com a beleza a vaidade é esquece que o tempo passa pra todos nós devemos sempre agradecer a Deus por tudo que ele nos dá .

  2. Boa tarde padre Fábio! lindo texto, sem dúvida que as vezes por vaidade pagamos um preço muito alto, esquecemos de valorizar a simplicidade, Obrigada pelas mensagens, Deus te abençoe ricamente!!!

  3. Vdd tudo nesta vida passa menos as marcas que a vida deixa!!
    O Tempo corre depressa e qdo percebemos nossa juventude já passou e ficou no passado. É a hr que muitos devem pensar ??? “O que construí de bom nestes anos que vivi e é com a Sabedoria que realizamos o que tem valor e qtos não tiveram sabedoria suficiente pr bem usar pr com ele mesmo é com os que estão a sua volta!!
    Salomão soube decidir pelo melhor, foi muito sábio!!!
    Tenha uma Boa tarde Pdre Fábio, gostei do Texto!!

  4. Vdd. Eu sirvo à Deus dentro do que eu entendo do que ele quer! Não gosto de falar mal de julgar excluir. Vejo todos iguais. Odeio mentiras gente arrogante gente precisa humilhar o próximo para se sentir mas forte! Sou bastante caridosa misericódiosa, desde que não bata na minha estima. Tenho espíto de partilha e não desacato ninquêm! Mas como não existe um certo sem defeitos ou um errado sem alguma qualidade. Posso passar anos mêses observando aguentanto desfeitas infidelidades ou outro tipo de desfeita! Agora quando me abuso? Sai de baixo pq eu não suporto conviver mas. Perdoar sim! Conviver não.Nem acredito que preciso está demtro de um Templo Religioso para ter à salvação! Ir ao Templo vou quando desejo simplismente, pq na vdd faço do meu corpo e do meu catatér meu Templo real! E no meu guarto meu cantinho de oração onde invoco tdos os dias o Espíto Santo à Virgem Maria meu amada Arcanjo Miguel e tda sua falânge Espirirual! Ai sim? Me sinto protegida e em comunhão com o Senhor. Com minhas atirudes diante do meu respeito com tudo e com todos? Não sou perfeita e cada dia vivo um apredizado na massa na real! E sei que preciso ser melhor? Pois tenho pouca tolerância e é nisso que venho tranalhando à um tempo e confesso que estou me saindo bem. Deus p/ mim é amor e não uma obrigação! Aliás! Meu grande amor!!!

  5. Com certeza padre.
    Como sempre o senhor vem de encontro.
    Com a palavra que estamos precisando.
    Obrigada e amém.

  6. Amém! Obrigado padre Fábio por essa mensagem maravilhosa que nos ensina que temos que ser humilde porque Deus não é vaidade e sim humildade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *